terça-feira, 14 de junho de 2011

A literatura secreta

            Existe uma literatura produzida exclusivamente por mulheres que não é difundida: a literatura de banheiro.
            Este tipo de escrita é tão complexa que chega a ser uma espécie de sociedade secreta de exposição de ideias, sentimentos e ideologias. A forma de publicação é feita em portas, paredes e assentos de banheiros femininos, a escrita varia do convencional (canetas, lápis, batom, rímel...) ao não convencional (que bem... é melhor não comentar!).  
            Não há um foco de assuntos a serem tratados, alguns vão de simples xingamentos para inimigas a verdadeiras reflexões sobre o cotidiano em forma de versos ou poemas, há ainda aquelas que se revoltam contra o sistema.
            Contudo, não existem somente as escritoras de banheiro, também se inserem nesse contexto as revisoras de banheiro, que podem ser linguistas ou gramaticistas. As críticas também não ficam de fora, sempre de batom a postos sugerindo novas ideias às escritoras.
            Esses escritos, desconhecidos pelos homens, formam uma rede de comunicação atípica, em que mulheres que se mostram socialmente frágeis e inibidas expõem, mesmo que no mundo dos banheiros, quem realmente são. 

2 comentários: